sábado, 5 de março de 2011

Às vezes mudamos de opinião...

Ou não. Quem já leu algo desses textos aleatórios que eu publico por aqui, se atento, foi capaz de perceber que não sou muito fã das leituras de "autoajuda", pois é, ainda continuo não sendo muita fã. Em alguns momentos de descanso parei para perceber o que andava escrevendo, e vi que não passavam de palavras escritas para me "autoajudar". Posso não gostar de ler (e tenho inúmeros motivos para isso!), mas pelo jeito estou gostando de escrever. Não que meu objetivo principal seja ajudar alguém, pelo contrário, escrevo porque me faz bem, escrevo para beneficiar a mim mesma. Alguns podem até achar que é egoísmo, entretanto, foram com essas intenções que eu comecei a escrever, por prazer, por me fazer feliz e melhor, o fato de servir para ajudar alguém, entrou por tabela, em segundo plano, nem imaginava que um blog poderia ter tantos acessos e seguidores (não estou me referindo ao meu, estou generalizando, rs). Assim como eu vejo que muitos dos que escrevem livros de autoajuda primeiro pensam no dinheiro, pelo que eu analiso ainda não vi nehuma Madre Teresa de Calcutá em meio a esses, ou um São Francisco de Assis, pelo contrário, ganham milhões com palestras, livros e "participações especiais" simplesmente porque "praticam o bem, ajudam o próximo", acho que só esqueceram-se daquela parte: "sem ver a quem", ou melhor, eles nem veem mesmo! rs De qualquer forma, qualquer literatura é válida, tem sua importância, seu papel na sociedade.

Aonde quero chegar com tudo isso? Simples. Sabe quando você se sente desanimado, nostálgico, melancólico e todas essas espécies de sentimentos misturados? Pois então, ultimamente tenho me sentido assim, por mais que me esforce para "melhorar", é tudo em vão. Aquelas horas que você não sabe de onde tirar forças, o que fazer, como agir e, principalmente, como reagir. Eis que você tira um momento de ócio no seu dia e vai passar o tempo futricando comunidades no orkut (tem cada uma...) e, então, se depara com o perfil de um jovem, da sua cidade, que acaba de ser aprovado no vestibular da federal para medicina (aquele sonho que eu ainda não realizei...e também não tenho a mínima noção de como cheguei ao perfil dele, rs). No início você pensa: "Nossa, que inveja!". E logo após para para ler os escritos por lá. E você pensa: "Nossa, como ele deve estar feliz!", lê mais um pouco e chega na parte "About Me". Surpresa? Um verdadeiro depoimento, com parcelas de autoajuda. Daqueles textos simples que você bate o olho, lê e se identifica na hora, e por consequência, várias coisas, vários filmes, várias "invenções" passam pela sua cabeça. Os filmes de tudo o que você já passou misturados a imaginação das coisas que o rapaz também passou para estar onde está hoje, e ainda tem os filmes que você imagina que acontecerão com você. Não sei se a intenção do menino foi ajudar alguém, mas sei que com aquele texto ele me fez uma pessoa melhor hoje. Mostrando todas aquelas frases clichês, que são como eu digo, por mais que você já tenha ouvido e decorado a maioria e ache ruim ouvir de novo, às vezes é bom relembrá-las, porque, com certeza, fazem todo o sentido, caso contrário, não seriam tão ditas e disseminadas. Entretanto, ele mistura as frases clichês com a subjetividade de quem já passou por aquela situação, viveu na pele e à flor da pele. Como se não bastasse esse "depoimento", um amigo indica um video, do nada, mas que quando você começa a assistir, percebe a intenção e vê que pode ter tudo a ver com sua situação atual. Outra vez, um video de autoajuda, na verdade, mais pra "motivacional" (se é que existe alguma diferença prática nisso, rs).O fato é que você percebe que pode mudar de ideia, e, principalmente, que autoajuda e motivações a parte, podem não ser tão ruins, depende do momento da vida em que você se encontra. Agora, sinceramente, continuo a não gostar de autoajuda, bem que eu tento ler, mas, infelizmente (ou felizmente) não consigo passar das primeiras páginas, rs. Bom, isso agora não importa, o que importa é que certos textos, certos videos, certas palavras, tem momento certo para serem lidos, vistos e ouvidas, se não for nesse momento, não serão bem aceitos.

Resumindo, alguns textos, e-mails e videos que me passaram nessa semana me cairam muito bem, foram bem recebidos e vistos com outros olhos (talves mais maduros, rs). Assim sendo, qualquer ajuda, independente de quem for o ajudante, se foi de propósito ou não, pensando em retorno ou não, é sempre bem vinda. São nesses momentos "cabisbaixos" que percebemos o quanto existem "coisas" importantes em nossas vidas, se não o eram antes, era porque simplesmente ainda não era o momento de serem, assim como algumas pessoas convivem com você por muito tempo, mas só depois de todo esse tempo você percebe o quanto essa pessoa é importante e especial. Posso dizer que a partir de amanhã vou estar melhor. Depois dos relatos que eu li e de ter confirmado, mais uma vez, que nenhum sonho é impossível, desde que você esteja disposto a lutar, a não desistir e, principalmente, a fazer renúnicas por ele, vou transformar-me outra vez, a pedidos da vida!


Quem desejar letra e tradução da música é só clicar aqui!
 Só gostaria de frisar alguns trechos: "and hold your own / and go your own way / and everything will be fine / hang on / help is on the way / stay strong"
(Detalhe: reencontrei esse video e essa música através do perfil do meu futuro colega de profissão, rs. Tudo a ver...!)

Mais o video "motivacional" que tinha citado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então, o quê você me diz?