sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Afinidade entre os seres...

Para dizer a verdade nem pensava em postar por aqui hoje. Estava pensando em terminar de ler "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de um dos maiores autores de todos os tempos, Machado de Assis. No entanto, não resisti e entrei, no início, apenas para ver o que andaram postando hoje, eis que me deparo no blog do Rafael, o Baú do Jamal com um tema importantíssimo e atual, merecedor de atenção e reflexão por parte de todos nós. Como ele mesmo afirma, faz parte de uma blogagem coletiva, portanto, muitos blogs Brasil afora estão discursando sobre esse assunto, e eu, não poderia deixar de também contribuir com minha humilde opinião a respeito de "Como se diz: Eu Te Amo?".

Posso não ser “mestra” no assunto, nem ter muita experiência de vida. Entretanto, o convívio social e a leitura de mundo me permitem opinar sobre tais fatos. Inicio falando sobre como se começa uma grande amizade ou um grande amor. Sempre tem aquele amigo que no início você não enxergava a possibilidade de um dia terem laços de amizade, mas que posteriormente vêem que a afinidade é enorme e tornam-se grandes amigos. Por outro lado tem aqueles que à primeira vista já demonstram que serão muito amigos e assim o é. Desse modo também acontece no mundo dos relacionamentos, hoje em dia se fala muito em: “aquele que é pra ficar, outro que é pra namorar e ainda tem aquele que é pra casar”. Se acho certo? Obviamente que não, mas isso deixo pra comentar depois, rs. Além daqueles casos em que a amizade se revela como um grande amor, ou, os amores à primeira vista que aqui também se apresentam.

Enfim, o início de uma amizade ou um romance pode ocorrer de infinitos modos e a qualquer momento. E o que vai determinar tudo isso é a afinidade entre os seres. Pois, enquanto tiver afinidade haverá espaço para os sentimentos. Porém, nosso mundo é repleto de banalidades: atitudes impensadas e destruidoras que vão contra a ordem e a moral dos bons costumes, aquele assunto ou objeto raro e precioso que hoje virou moda e caiu na banalidade, assuntos de grandes proporções, que exigem reflexões maduras hoje são discutidos como apenas mais um, gestos e palavras que exigem sentimentos verdadeiros hoje ninguém se importa para os sentimentos, e por aí vai...E o amor não poderia ficar de fora, basta entrar num site de relacionamentos para se deparar com frases como "eu te amo", "amigos para sempre", "você é tudo para mim”, “sem você nada seria”. O problema não está em dizer tudo isso, e sim, na freqüência com que é dito e as pessoas que recebem a mensagem.

Você é “recém-amigo” de uma pessoa e ela já chega dizendo que te ama? Não é assim que eu vejo as coisas, a amizade precisa de tempo, de alicerces muito bem construídos para ser estabelecida e constantemente fortalecida, assim como o amor. Então, dizer a uma pessoa que você conhece a pouco tempo e que nem mesmo convive muito, que a ama, é um ato impensado e extremamente banalizado. Amar é um sentimento sublime, profundo, bonito, singelo, para o qual não importa a cor, a raça, o jeito de ser do outro. Dizer “eu te amo”, não significa só amar uma pessoa, aí entra também os sentimentos de admiração, companheirismo, afeto, carinho, participação diária e a qualquer momento na vida da pessoa, compreensão, partilha, etc. Dizer essa frase é afirmar que você estará sempre ao lado da pessoa, para o que der e vier e a aceitará com seus defeitos e qualidades. E para isso, é necessário muito tempo de convívio, pois só com o tempo e com o convívio será possível enxergar naquela pessoa sentimentos tão profundos e bonitos.

Agora, levando em consideração a frase no seu sentido literal, para dizer “eu te amo” existem várias maneiras. Deve-se levar em consideração que cada pessoa tem seu jeito de expressão, seja por meio de olhares, atitudes, detalhes, frases, poemas, gestos simples ou audaciosos e etc. A maneira como é expressado esse sentimento, geralmente, não importa, o que é importa é que ele realmente seja verdadeiro, bem alicerçado e capaz de superar muitas adversidades da vida.

Confirmando minhas ideias, afirmo que sou totalmente contra a banalização dos sentimentos. Acredito que o que carregamos em nossos corações são tão preciosos quanto uma joía rara guardada num cofre. Ficar distribuindo corações, beijos, "eu te amo" mundo afora não mudará em nada os sentimentos que afloram no seu interior, pelo contrário, nos dá a ideia de que a pessoa que age dessa forma faz "tentativas de aproximação", se sente carente e solitária, etc. Como dizem meus amigos: "Quer inturmar? Faz churrasco!" rsrs. Enfim, um "eu te amo" verdadeiro, no momento certo, para a pessoa certa, vale muito mais que qualquer presente caro. Esses sentimentos devem ser preservados, lapidados, guardados para a melhor hora e melhor pessoa. E vale lembrar que além de saber quando e pra quem dizer, também devemos saber receber esses sentimentos, e tentar retribuir da melhor maneira possível, pois um sentimento de verdade, não tem preço!

10 comentários:

  1. Olá, Letícia! Eu passo o meu dia quase inteiro envolvido com literatura, seja lendo poemas, crônicas, contos, romances, seja escrevendo e nunca em minha vida encontrei tanta declaração de amor e declaração de infelicidade ao mesmo tempo. Sinal de que é tudo da boca para fora apenas? O individualismo a que estamos sendo todos submetidos cria uma necessidade de reconhecimento que se acumula em carências de tal forma que as pessoas acabam se enganando quanto aos verdadeiros sentimentos e isso tem levado a atos mais variados. Desde violência diante de uma rejeição, de suicídios, de depressões, enfim uma gama de consequências advindas de relacionamentos superficiais. Seu texto é primoroso . Um abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Letícia, estou chegando agora ao seu blog e, sinceramente, encantada com o que já pude ler. Muito interessante essa sua abordagem sobre relacionamentos. Realmente, o amor não é um sentimento superficial e passageiro. Por isso ele exige tempo, renúncias, o que nem sempre as pessoas estão dispostas a oferecer. É bem mais fácil falar de amor do que viver o amor. Daí tantas desilusões. Você escreve muito bem, menina! Parabéns e beijão procê.

    ResponderExcluir
  3. Oiie!
    Cacá, concordo em gênero, número e grau com tudo o que disse. Acredito mesmo que todos esses "sentimentos" sejam consequências da maneira como levamos nossas vidas atualmente, sem tempo nem mesmo para ter um bom convívio social e compreender o que passa em nossos corações, afinal, são tantas informações simultâneas. Sem contar o individualismo e tudo o mais, como você já disse! rs Obrigada pelo carinho de sempre!
    Crisálida, seja sempre bem vinda, te aguardarei sempre por aqui! Penso como você, "bem mais fácil falar de amor do que viver o amor." - não preciso dizer mais nada! Obrigada pela consideração!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Letícia!
    Pois é a gente vive procurando maneiras e modos de exprimir nossos sentimentos. "Eu te amo" ta meio banalizado mesmo. Hoje em dia por qualquer motivo já se ama,huahua. Ficou meio "bom dia", "obrigada", que a gente fala sem pensar.
    Claro que devemos falar, mas acredito muito mais nas atitudes amorosas do que nas palavras que se perdem depois de ditas. Eu falo "eu te amo", mas procuro poupar essas palavras que são um tesouro, e devem ser ditas nos momentos oportunos.


    Beijinhos pra vc ...

    ResponderExcluir
  5. Hehe...seu blog é fascinante ! adorei tudo o que aqui está escrito. Realmente este tema está sendo discutido com frequência...tanto que foi o meu tema do dia 5 de dez. Bom, se está sendo discutido com frequência, é porque ele realmente está acontecendo nos dias a dias...e realmente cabe a nós salientar, que as palavras possuem poder, muito poder. Que declarar um "eu te amo" fora da realidade verdadeira, do puro sentimento, é uma arma super perigosa. Bom, isso daria um "sub post" por isso, termino por aqui, a admirar o restante do seu blog. Com carinho.

    Beijos ternos,

    Dan

    ResponderExcluir
  6. Ah! Caminhos do amor, passei muitas indecisões esperando a pessoa certa. Não o príncipe encantado, (existe?) mas a pessoa com eu queria dividir toda uma existência.
    Suas palavras sobre os sentimentos “... carregamos em nossos corações são tão preciosos quanto uma joía rara guardada num cofre.” , acredito e vivo essa experiência.
    Jóias raras têm de ser iluminadas por amores verdadeiros.
    A luz sempre alcança suas metas.
    Vou seguir seus sonhos e conquistas.
    Um beijo no coração.
    Josiani

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Carla, logicamente que concordo com você quando disse: "claro que devemos falar, mas acredito muito mais nas atitudes amorosas do que nas palavras que se perdem depois de ditas." - nem preciso comentar, né?! Disse tuudo! Obrigada pela atenção por aqui! =)
    Daniel (ou Dan - como preferir, rsrs), obrigada pelo carinho e sempre que desejar apareça por aqui, seja sempre bem vindo! Já estou acostumada com "sub post's" e gosto muito disso, eu também sempre que visito outros blogs escrevo "sub post's", nem se preocupe com isso! E também concordo com suas palavras! :)
    Josiani, muito obrigada pelo carinho, sinta-se sempre a vontade por aqui! E sim, nada melhor que um amor verdadeiro para nos fazer companhia!

    Beeiijo a toodos!
    Letícia *-*

    ResponderExcluir
  8. Ta ai a afirmaçao de que idade nao importa!! 17 aninhos e escrevendo tantas verdades sobre as relaçoes humanas! Concordo q expandir o Amor nao significa banalizar.Porem, sempre me deparo com situaçoes onde pessoas falam o "Eu te amo" e querem ouvir o "Eu tambem", tenho a impressao q a resposta se popularizou tanto que se tornou questao de educaçao.Estamos em uma geraçao tao criativa , quem sabe nao criamos uma nova maneira de demonstrar esse sentimento? Quem sabe o olhar sera o mais importante? ou uma flor feita de guardanapo seja mais importante que o "Eu tambem"

    ResponderExcluir
  9. Olá, (Anônimo?)
    Obrigada!
    É o que você disse é que gostamos de termos amores correspondidos, nada de amores platônicos, não é mesmo? Assim sendo, todos querem uma palavra amorosa, pois quem fala quer ser retribuído!
    Novas maneiras existem, com certeza, só prezamos para que sejam verdadeiras, genuínas...nem que seja uma flor de guardanapo, se é de coração, tem alto valor emocional e pode ser guardada num cofre! =)
    Obrigada mais uma vez e volte sempre!
    Letícia *-*

    ResponderExcluir
  10. Acompanhei essa blogagem coletiva, e pude observar as mais variadas opiniões. O que penso, é que para falar "eu te amo", nem são necessárias palavras. Há que se observar a cumplicidade entre o casal, a entrega, o desprendimento, o afeto mútuo.

    Um simples olhar pode falar mais do que mil palavras. Um gesto de carinho, um abraço na hora certa, uma atitude. E sabe de uma coisa? Essa "atitude" fala tão forte, que ela tanto pode dizer "eu te amo" quanto pode separar um casal.

    Mas não creio que o amor necessite de tempo para ser pronunciado. Ele precisa é de sustentação. Já ficou provado que a paixão é reação química, e, consequentemente, o amor pode ser efêmero. Por isso, se o sentimento não for renovado a cada dia, pode passar o tempo que for, pois no dia em que ele não for mais renovado, ele simplesmente acaba.

    Perfeito, Letícia. Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir

Então, o quê você me diz?