quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Então, é Natal?

Como o ano correu de mim! Literalmente! rs Já é Natal e minha "ficha ainda não caiu". Mesmo com tudo indicando que estamos nessa época tenho lembranças do Natal passado e parece que foi ontem, há pouquíssimo tempo, não sei se devia estar alegre ou triste por isso, entretanto, é a verdade, o tempo passa! E acho que enquanto não passar no vestibular, quanto mais rápido o tempo passar mais triste irei me sentir...mas, não vim falar das minhas "lamúrias" hoje...afinal, "então é Natal e ano novo já vem..."

Já estamos chegando numa das datas mais esperadas pela maioria da população...fácil perceber, não é mesmo? Um clima festivo, pessoas alegres, propagandas e mais propagandas, ruas lotadas, férias, enorme clima de solidariedade, filmes natalinos, enfim, quase tudo mil maravilhas!

Mas não aturo certas hipocrisias, rs. Como já disse por aqui, não gosto de ver as pessoas tornando-se solidárias, sendo elogiadas e homenagiadas somente e só nessa época. Por que não ser uma boa pessoa, um bom ser humano no ano inteiro? Ninguém vive só nesse período. Por que ter todo esse "espírito natalino" apenas na semana que antecede dia 25/12? Mas, enfim...essa reflexão já fiz por aqui...De cabeça vazia a análise do comportamento social...

Hoje, gostaria de fazer apenas alguns comentários, coisas leves...rs

Estava eu reparando as propagandas, visto que, logicamente, nessa época ficam mais fantasiosas, pode-se dizer que até mais bonitas e emocionantes. Então, lembrei-me que há um tempo as propagandas mais elogiadas, mais esperadas, aplaudidas e criativas eram as de cerveja. E, ainda bem, as coisas mudam, pois hoje considero as propagandas dos bancos, principalmente, do Banco Itaú, algumas das melhores. A TV Cultura também nos apresenta belas propagandas. Acho que por estarem na mesma linha...

Gostei da última do Banco Itaú e de uma das últimas da TV Cultura, elas nos fazem refletir, citam o quanto buscamos por respostas e simultaneamente nos enchemos de novas perguntas, num ciclo sem fim, do qual o homem se ocupa continuamente. Realmente as propagandas de fim de ano, em geral, são muito reflexivas, otimistas, repletas de esperança, assim como esse período requer. Nessa época nem acho que seja exagero por parte dos idealizadores, e nem tenho uma crítica ou alguma "teoria da conspiração" contra. Até mesmo porque, querendo ou não, todos nós pensamos, sonhamos e desejamos coisas boas, grandes realizações, muito sucesso, e tudo aquilo que há de bom no mundo inteiro, já que realmente é um novo ano e é Jesus renascendo em nossos corações. Então, acredito que não faz mal também vermos esse "espírito" nas propagandas. Mas, claro, desde que não seja aquelas exageradas, completamente inverossímeis, pois como dizem: "Muitas vezes menos é mais".

E a partir dessa última frase estava lembrando-me das reuniões para as orações da Novena da Natal, realizada pela Igreja Católica anualmente. São 9 dias, cada dia na casa de uma família, onde reunem-se pessoas do bairro que frequentam a Igreja, conhecidos, parentes e amigos para orar, refletir a vida que levamos, agradecer e/ou pedir a Deus e prepararmos nossos corações, nossas casas para receber Jesus novamente. Vejo pessoas humildes, simples, que não sabem ler direito, que falam com dificuldade e dizem "amore", mas que carregam um enoooorme coração, uma fé grande e inabalável no peito, que mesmo diante das dificuldaes - principalmente financeiras - partilham, são solidárias, fazem e olham para o outro, sem esperar nada em troca. Vejo o quanto a experiência de vida embeleza as pessoas, ao contrário da maioria que faz plástica, que quer sempre parecer mais jovem, as rugas muitas vezes trazem mais beleza, e com elas, toda uma carga de histórias, toda uma maneira especial de enxergar a vida e enfrentá-la.

Mas, enfim, vejo que é possível sempre termos Deus em nossos corações, que o Natal não precisa ser um momento para o renascimento de Jesus em nossos corações, e sim para que ele se fortaleça, se engrandeça em nossos corações, que a fé - por maior que seja - sempre pode aumentar, que não precisa ter dinheiro para ajudar o próximo, que não precisa de muito para fazer o bem, que não precisa conhecer para ajudar, que compartilhar não é tarefa tão difícil, que uma palavra ou um simples gesto pode ter mais valor que dinheiro, que ainda existe respeito, amor, bondade, confiança no outro, educação, calorosas recepções, amizade, companheirismo e vizinhança. Descobri que é preciso abrir mais os olhos para enxergar o que há de bom no mundo, que filtrar o que passa as nossas vistas é imprescindível para ter qualidade de vida e um coração mais puro. Descobri que ser simples, humilde e verdadeiro embeleza as pessoas. E, também, descobri que não precisamos esperar pela "época natalina" para agirmos e enxergarmos o mundo com tais olhos, que essas atitudes, esse modo de agir são sempre bem vindos!

Para não me alongar muito paro por aqui com meus pensamentos...

Deixo aqui meus votos natalinos, normais e esperados nesse período, com grande carinho. Que Jesus renasça, ou se fortaleça, em nossos corações, para que todos possamos sempre melhorar como pessoas, que a cada dia consigamos abrir nossos olhos para algo novo que nos engrandeça como seres humanos, que seja corriqueiro fazermos boas ações, que o tempo - por mais rápido que pareça passar - nos traga uma carga enorme de experiência de vida e muita sabedoria, que o "espírito natalino" possa ser vivido em todos os outros dias do ano e não se limite ao mês de dezembro, que esse Natal e todos os que virão sejam datas especiais em que os bons sentimentos fluirão. Desejo tudo, do fundo do meu coração, para todos que por aqui passarem, ou não.

Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então, o quê você me diz?