terça-feira, 12 de abril de 2011

Especial: A suavidade das bailarinas

Consequência de uma pausa...

Hoje, ouvindo Tiê - como sempre -, pensei: "por que não fazer um 'post' relacionado a ela?". Sinceramente, sou uma grande admiradora da bela voz, do talento e do dom que essa moça possui. Não tem como cansar de ouvi-la e não apaixonar pelas músicas, pelos sons. Diante de tantos lançamentos no mundo da música, ela não tem tamanha notoriedade, mas, merecia muito que todos a conhecessem. Uma leveza, uma paz, uma mistura de sentimentos bons que nos é trasmitido, e nem sentimos, só percebemos quando a música acaba e rapidamente colocamos para tocar de novo, o que é muito difícil fazer com o trabalho de alguns artistas mundo afora. Também decidi fazer esse post ao ler o blog da Camila, Delicadas como Flores, que como Tiê apresenta leveza, belas palavras, 'delicadezas' e ótimas mensagens transmitidas. Num momento em que tudo vira sucesso, em que "música", literalmente, perdeu seu sentido e qualquer som é assim considerado, e, pior, faz um sucesso absurdo, Tiê nos faz pensar: "nossa, ainda bem que ela existe!". Posso até estar exagerando, mas, para mim, essa é a verdade, estamos carentes de bons trabalhos, do rock ao mpb - salvo exceções, lógico, sempre tem. Enfim, deixo vocês admirando a Tiê e sua bela voz, com alguns poemas e outras músicas que englobam o mesmo assunto. Espero que gostem - tanto da Tiê como do poema e das outras escolhas!

A Bailarina
Cecília Meireles

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.


Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.


Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.


Não conhece nem lá nem si
mas fecha os olhos e sorri.


Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.


Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.


Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.


Ciranda da Bailarina
Chico Buarque


Procurando bem todo mundo tem pereba,
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem
E não tem coceira, verruga, nem frieira
Nem falta de maneira ela não tem.


Futucando bem, todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem um irmão meio zarolho,
Só a bailarina que não tem
Nem unha encardida, nem dente com comida
Nem casca de ferida ela não tem.


Não livra ninguém,
Todo mundo tem remela quando acorda às seis da matina
Teve escarlatina ou tem febre amarela
Só a bailarina que não tem.


Medo de subir, gente
Medo de cair, gente, medo de vertigem quem não tem?


Confessando bem,
Todo mundo faz pecado, logo assim que a missa termina
Todo mundo tem um primeiro namorado
Só a bailarina que não tem.


Sujo atrás da orelha, bigode de groselha
Calcinha um pouco velha ela não tem
O padre também pode até ficar vermelho
Se o vento levanta a batina.


Reparando bem todo mundo tem pentelho
Só a bailarina que não tem
Sala sem mobília, goteira na vasilha
Problema na família, quem não tem?


Procurando bem...
Todo mundo tem...
Procurando bem...


Eu nem preciso comentar a composição de Chico, né?! Ela diz tudo, em pormenores, vai da análise psicológica à realidade, simplesmente, mais um trabalho perfeito do Chico, o que não é novidade - ao menos eu, sou grande admiradora dele, também. E, como perceberam, não me contentei somente com a Tiê, então, deixo aqui mais alguns videos dela, que, digo de passagem, vale muito a pena conferir (esqueci, sou suspeita para falar, né?! Mas, tentem acreditar...)!! :)





4 comentários:

  1. Oi Letícia! Adorei seu post! Não só por você ter citado meu blog (rs!), mas também por ter me apresentado a Tiê, que eu não conhecia! Vou ouvi-la com certeza! E as músicas... As adoro, principalmente Ciranda da Bailarina. Enfim, flor, seu blog é tão delicado e tão leve como todas as flores! Um abraço e boa quarta!

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila!
    Obrigada! =)
    Eu gosto bastante dela e fico muito feliz por você também ter gostado!
    Beijinhos, ótima semana!
    *-*

    ResponderExcluir
  3. Letícia do meu coração! Se você morasse no Rio de Janeiro... ah, sim, seríamos grandes amigas! E segundo, iria comigo no show da Tiê quinta-feira agora... Eu vou sozinha pois meu amigo-fã de Tiê vai viajar (http://etantacoisa.blogspot.com/)! O Gabriel...

    Que bom que trouxe Tiê pro seu blog, não so com A Bailarina e o Astronauta, mas tammém outras tantas. Ouça o novo CD "A Coruja e o Coração" e conheça também Thiago Pethit ("Berlim, Texas" o álbum), um grande amigo dela e talentoso também!

    Gosto de vc de graça. Mentira 'de graça' nao. Gosto pq vc me faz reviver meu ano de 2004, onde eu era poetiza, secundarista e vestibulanda.

    Cuide-se.

    E.R.

    ResponderExcluir
  4. Aaah nãão Rigby, assim não vale, ficar me passando vontade! Ooown, meu sonho ir no show dela! *-* Deve ser lindo! Curta bastante, por mim, por você e pelo Gabriel! :) Com toda a certeza eu vou ouvir o novo álbum dela, e o Thiago Pethit também!!

    Obrigada pelo imenso carinho, e, sinta-se retribuída, na mesma proporção, ou, até mais! :)

    Beijinhos!
    Letícia Cunha *-*

    P.S.: Ri muito quando li "Letícia do meu coração", porque eu falo "fulano do meu coração" direto, faz parte do meu vocabulário, mais uma coisa em comum! ^ ^

    ResponderExcluir

Então, o quê você me diz?