...minha abominação e indignação!
Quanto custa ser humilde? Deve ser muito caro para muitas pessoas, principalmente para essas que ficam se colocando em posições superiores diante dos demais. Humilham, pisoteiam e ainda dão risadinhas irônicas.
Um dos maiores conselhos e ensinamentos que podemos carregar conosco é sempre sermos virtuosos, tudo em equilibrio funciona bem. E a humildade se encaixa perfeitamente nesse quadro de qualidades e defeitos.
Com certeza você já se deparou em situações constrangedoras, nas quais alguém disse ser muito bom nisso ou naquilo outro, que é o melhor, que sabe e tem absoluta certeza de tudo. Nessas horas bate aquela vontade de perguntar: "e eu com isso?", ou "então o que você tá fazendo aqui?", e ainda "você deve ser uma pessoa muito feliz, completa, perfeita, já deve ter alcançado o sucesso e o ápice da sua vida, não é mesmo?". Duvido muito que a resposta para essa última seja sim.
O ser humano está sempre em mudança, evolução, sofre muita "metamorfose" na vida e na alma. A felicidade nem sempre está presente. E ser perfeito não passa de um sonho, de uma utopia, de uma mera ilusão, e os que se dizem assim, são ignorantes, desconhecem a lei da vida e, principalmente, da sobrevivência. (sinceramente, às vezes da vontade de matar uma pessoa dessas!).
Exemplificando:
O que passa pela cabeça daqueles que estão há quase 6 anos sentados na cadeira do cursinho prestando vestibular, que sempre acham que são os melhores e que sabem de tudo. Não aceitam alguém dizer que erraram nisso ou naquilo. Criticam as dúvidas dos outros, como se existisse algo fácil ou difícil para todos, isso é relativo, posso ter facilidade ou dificuldade em determinadas matérias, eu não sei de tudo, ok?! E se esses soubessem não estariam há tanto tempo se preparando para a prova. Sem contar que todos estudam muito para melhorar e progredir a cada dia, então, diariamente agregamos conhecimento e nunca somos os mesmos. E se não passou na prova de primeira era por que não estava pronto, não tinha o conhecimento necessário, ou seja, não sabia de tudo e muito menos era o maioral.
E aí, cadê a humildade? Cadê o respeito?
O mundo nunca precisou tanto de pessoas humildes, que reconheçam que ainda têm muito a aprender e a fazer pelo mundo. Pessoas dignas, que saibam se comportar em sociedade, que saibam como tratar as pessoas. Pessoas simples, ou melhor, simplesmente humanas.
Belo texto, Letícia. Nessa fase de indignação, te recomendo a crônica do Caio Fernando Abreu: Zero grau de Libra...
ResponderExcluirhttp://books.google.com.br/books?id=llUIwle0nzwC&pg=PA40&lpg=PA40&dq=zero+grau+de+libra+caio+fernando+abreu&source=bl&ots=ulovsvNHEV&sig=ZXmSaoREPsNDyi9ecCjBtgn8xdc&hl=pt-BR&ei=X1WzTJy-NIG88gawx9GhCQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=8&ved=0CDQQ6AEwBw#v=onepage&q&f=false
Há braços!!
Obrigada pelo elogio e também pela indicação. Já li e gostei muito. Não tem como ficar indignado, concorda? rs
ResponderExcluirAbraços!
:)
Poxa, mas as pessoas arrogantes também tem sentimentos.
ResponderExcluir:P
bjs
Concordo Rafael, e justamente por também terem sentimentos é que deveriam se "comportar" melhor, serem mais modestos, e se lembrarem de que os outros assim como eles possuem sentimentos!
ResponderExcluirComo já diziam: "as palavras às vezes doem..."