terça-feira, 19 de outubro de 2010

Um Brasil sem brasileiros

Consequência de uma pausa...(vem aí um texto longo, acomode-se se desejar participar das minhas opiniões...)
Estava eu analisando o comportamento das pessoas diante do que ocorre em nosso "querido" país. O meio político infestado com um câncer em estágio avançado de corrupção, ignorância, prepotência, arrogância, abuso de autoridade e, por conseguinte, poder e individualismo. O que era público (leia-se de toda a população brasileira) torna-se  facilmente privado. O meio social está na mesma estrada que o político. Quem hoje em dia para para ajudar uma pessoa deficiente atravessar a rua, dedica um dia do seu trabalho para ajudar quem precisa do mesmo, proporciona alegria, paz, amor, transmite conhecimento e afeto? Mais alguém? Sim, esse é o país no qual estamos vivendo, repleto de pessoas que se dizem "cidadãos brasileiros", mas não sabem nem o que é ser cidadão, tem alguma lógica nisso?
Tá, pode dizer que eu sou nova, ainda não conheço nada da vida, não tenho experiência, etc, etc, etc, e ao falar isso dá mais uma prova de que a ignorância prevalece, de que você se acha na condição de ser pensante e superior aos outros. Posso não ter muita experiência de vida, mas a educação que os meus pais tiveram a chance de me proporcionar, os estudos, o conhecimento adquirido nesses 17 anos me possibilitam uma análise crítica do mundo que me cerca, das circunstâncias em que vivo o meu dia-a-dia e principalmente de sentir como brasileira, uma indignação acima do normal por ver "defeitos" na Nação Brasileira.
Acredito que o Brasil precisa urgente de pessoas que deixem de ser alienadas, apáticas, acomodadas. O nosso país necessita de verdadeiros cidadãos. Capazes de exercer seus deveres e receber seus direitos, dignamente. O que adianta apenas observar, permanecer do lado de fora, como se tudo o que se passa em Brasília, por exemplo, não nos atingisse, ou, como se nós não pudéssemos tomar uma atitude para mudar essa verdadeira história? O brasileiro deve compreender que o Brasil se faz por nós, os cidadãos. A história brasileira é construída todos os dias, e não podemos deixar que alguns que se acham os donos do país a escrevam por nós sozinhos e, principalmente, não podemos deixar que manchem essa história que pode ser tão bela aos nossos olhos e do resto do mundo.

Por falar em estrangeiros, já conversei com alguns, já ouvi histórias e sempre vejo o quanto eles nos admiram. Admiram o Brasil, as belezas aqui contidas e a população aqui residente. E às vezes eles parecem mais enobrecidos, mais encantados com nossa história do que nós mesmos. Na verdade, muitos chegam a conhecer muito mais o nosso país do que a maioria dos brasileiros. Existem diversos estudos nas universidades do exterior sobre o Brasil, inclusive, um dos maiores estudos sobre "Dom Casmurro" do Machado de Assis é de uma estrangeira. A história brasileira é ignorada em todos os sentidos. Fazem críticas, por exemplo, da atuação brasileira nas 2 grandes guerras mundiais, mas desconhecem a história vivida por esses cidadãos dignos de respeito que enfrentaram essa luta, desconhecem o fato de que o Brasil foi muito bem representado e elogiado por outros lá presentes, que eram soldados corajosos, bons médicos e enfermeiros, que ajudaram a salvar vidas e vencer batalhas. Desconhecem o fato de que o Brasil foi o único país de toda a América do Sul a participar diretamente das 2 Guerras Mundiais, e por isso, pela ignorância, fazem chacotas, o que eu, como brasileira, me sinto agredida, é simplesmente lastimável.
Brasil: Um país belo por natureza!
Missão Militar que foi enviada à Paris para articular a participação brasileira no esforço da guerra.


Enquanto os nossos representantes não estão fazendo seu trabalho direito, em desrespeito a população que o destinou àquela posição - inclusive eu, você, eleitores - a maioria apenas assiste a tudo, alheia, dá risada, faz piadas e ignora. Tenho certeza de que se você é empregado ou empregador, faz seu trabalho corretamente, da melhor maneira possível, para poder continuar no serviço e garantir seu emprego e sua vida estável, ou, seleciona muito bem os funcionários que irão fazer parte da sua empresa. Por que não cobrar o mesmo dos que nós escolhemos para nos representar? Por que não fazer as mesmas seleções ao escolher em quem votar?
O individualismo e a falta de atitude causam muito mais mal a nossa sociedade do que muitos são capazes de imaginar. Milhões que deveriam ser destinados à educação, à saúde, ao transporte, aos importantes subsídios, à infra-estrutura e às fontes de energia são desviados, vão parar em cuecas, meias, bolsas, malas, cofres particulares, contas bancárias no exterior ou aqui mesmo, às "obscuras", assim sendo, não vão para onde deveriam ir. E quem se importa? Quem protesta? Já se transformou em um ato banal e normal o fato de pessoas brasileiras roubarem os próprios brasileiros descaradamente. Pessoas ainda estão desempregadas, sofrem com a seca, com o excesso de chuva, passam fome, sede, morrem por falta de estrutura hospitalar ou maior atenção dos médicos e enfermeiros sobrecarregados, continuam a existir analfabetos (funcionais ou não), a consciência ambiental é mínima e o patriarcalismo, o conservadorismo e as oligarquias ainda se fazem presente. Como conviver com tudo isso e não se mobilizar para tentar modificar uma pequena coisa apenas? Pois saibam que são das menores atitudes que ocorrem as grandes mudanças.
A sociedade em si sente falta de brasileiros mais humanos. A caridade e a solidariedade são vistas por muitos como atitudes apenas obrigatórias, para serem bem vistas pela comunidade e adquirir um maior estatus social. Muitos se esquecem de que o carinho, o afeto, o amor, um sorriso, um prato de comida, uma amizade, um pouco de atenção e o conhecimento são mais importantes, geralmente, do que R$1,00 entregue no sinal. Desconhecem as inúmeras, e talves belas e tristes, histórias que envolvem cidadãos despejados, ignorados e humilhados na rua. Tem gente que acha o dinheiro poderoso, crê que o dinheiro vai trazer tudo o que precisa, e que o dinheiro é tudo para o outro também, e às vezes, não é disso que o outro, e nem o que assim vê a vida, precisa. O individualismo prevalece absoluto em meio a nós. Hoje em dia poucos conhecem os próprios vizinhos, não existe mais aquela estória de ir ali ao lado pegar uma xícara de açúcar emprestada, ou comprar fiado na mercearia da esquina, muito menos, reunir a vizinhança na calçada no findar do dia. (Nem mesmo em cidades interioranas essa cultura continua com tanta frequência como antes, por experiência própria!). E muitos ainda se perguntam: "Por que ajudar um desconhecido?" E eu respondo: porque ele também é humano, porque ele faz parte do mesmo mundo que você, porque ele é uma pessoa que precisa de alguém, que precisa de oportunidades, de chances, para poder melhorar, porque não custa doar um pedacinho de você e contribuir com a sociedade, porque o afeto, o conhecimento e tantos outros sentimentos e retribuições o dinheiro não compra, porque ser uma pessoa virtuosa é saudável e porque um dia você também precisará de ajuda!

Enfim, poderia discorrer horas, páginas e mais páginas sobre esse assunto por aqui, mas acho que consegui transmitir um pouquinho só, da minha indignação, da minha análise perturbadora a quem interessar, aos verdadeiros brasileiros que ainda restam ou àqueles brasileiros que andavam esquecidos, acomodados, mas que agora vão contribuir mais com a sociedade e serem os autores da própria história, da história do nosso país. O Brasil nessecita, mais do que nunca, de verdadeiros brasilerios, com alma e vida brasileira, com admiração pela nação e sua história, de cidadãos ativos, participantes, em busca de um país melhor cada vez mais.

2 comentários:

  1. Taí, Letícia, belo (e longo mesmo) texto. Cheguei ao final e concordo com ele em gênero, número e grau. O pais anda mesmo carente de verdadeiros cidadãos.
    Há braços!!

    ResponderExcluir
  2. Imagino o quanto foi difícil chegar ao final, nesse dia eu realmente estava inspirada e bastante prolixa, ao menos consegui desabafar e compartilhar um pouco dos meus sentimentos e principalmente da minha indignação! rs
    Obrigada pelo carinho de sempre!
    Abraços! :)

    ResponderExcluir

Então, o quê você me diz?