quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Doce ilusão

Retorno ao mundo dos sonhos, fantasias e, agora, ilusões. Dessa vez não é para falar especificamente do mundo do vestibulando e sim do mundo das mulheres, homens, jovens e qualquer um capaz de se apaixonar e/ou ser facilmente iludido. Depois de algumas conversas "de msn" e de fazer algumas leituras diárias deparei-me com esse assunto de ilusões, o quanto isso pode interferir na vida das pessoas, para o bem ou para o mal.

Lembro-me de um dia em que a família estava reunida, e como sempre, surgem fofocas, assuntos dos mais sérios aos mais variados e engraçados possíveis, eis que no meio disso tudo eu digo "- Ah, não sei se quero casar, formar família, ter filhos, acho que esse não é meu futuro, acho que simplesmente não nasci para isso!" e logo todos me olham, alguns dando risada, outros assustados, e nesses últimos minha mãe se enquadra, muito surpresa com essa "ideia" minha. E aí, surgem vários comentários, como não poderia deixar de ser, cada um dá sua "preciosa" contribuição para a minha "lavagem cerebral" e são opiniões sem fim, afinal, vinda de família tradicional, que segue piamente alguns costumes, tinha que ser assim. O que eu não esperava era tal repercussão e que eu fosse levada tão a sério. Nem 17 anos tinha ainda, mas como sempre fui um pouco mais "madura" acho que as pessoas geralmente levam em consideração o que eu falo, além de eu ter falado sério, mantido a postura e me defendido, como defendo meus argumentos até hoje - tenho esse defeito, sempre acho que estou certa, mesmo sabendo, lá no fundo, que o que eu estou a falar está "um pouco" errado...rsrs

Na verdade, até hoje não sei se eu realmente desejo isso para a minha vida. Nunca fui daquelas "menininhas ultra românticas", que sonham acordadas com o dia do casamento, sonham com o homem perfeito e o príncipe encantado - tenho até medo que depois de um beijo ele vire um sapo! Tenho amigas, inclusive, que já sonham até com os nomes dos filhos que terão. Eu sempre fui mais "revoltada e excêntrica" desse ponto de vista, sempre me diziam que eu nem mesmo tinha coração - lógico que diziam isso na brincadeira depois de eu fazer algum comentário doloroso para essas amigas, no meio de conversas romanceadas, e em relação a relacionamentos amorosos, realmente, às vezes eu quebrava o "clima". Afirmo que eu já cheguei a dizer que elas deverião se inspirar nos poetas da segunda geração ou nos românticos e alguns árcades e levar a vida assim, do tipo "Marília de Dirceu".

A palavra "paixão" ainda não surgiu no meu vocabulário, pode ser que eu esteja ainda muito nova - levo isso em consideração - mas eu sei que sou muito cética em relação a algumas coisas, tenho meus receios, sou exageradamente realista e não vivo de ilusões - recorde-se de que ilusão é completamente diferente de sonho ou fantasia, talvez seja um mix dos dois, confesso que tentei ler um artigo a respeito disso, mas era muito longo e complexo para o meu humilde currículo que só chega ao ensino médio. Na verdade o que acontece é que eu tenho meus planos, meus objetivos e sei o quanto isso pode me atrapalhar, e assim, me privo de tudo o que poderia intervir nos meus planos "tão bem feitos para dar certo"!

Sei que nunca irei encontrar alguém perfeito, sei que não será fácil encontrar quem me ature, sendo que geralmente nem eu me aturo em tempo integral - ainda bem que temos a necessidade fisiológica do sono, sei que encontrar alguém disposto a passar horas e horas conversando comigo, me dando atenção, compreendendo as minhas palavras e as entrelinhas que eu digo não será tarefa fácil - alguns já me disseram que tem medo de conversar comigo e que é complicado, vai entender né?! rs. Entretanto, tem quem diga que sempre alguém especial aparecerá na sua vida, que "toda panela tem sua tampa". Se é verdade? Não sei, quanto a isso também dizem que "quem procura acha" e se rezar pra São Longuinho e der 3 pulinhos você encontra, talvez seja melhor fazer novena para Sto. Antônio, pois realmente, não sei se isso é possível e se existe tudo tão certinho e pré-determinado assim. E também, como descobrir se "aquela" é realmente a pessoa. Acho isso tudo muito complexo, eu bem que tento abrir a minha mente, tentar ver as coisas de outro modo, mas sempre volto ao mesmo ponto, felizmente ou infelizmente, isso eu descubro com o tempo.

Pelo menos de amor, por enquanto, eu sei que não vou sofrer, rs. Não me conformo vendo amigas chorando por causa de namorado, enfrentando a família e os pais para defender alguém que amanhã pode não estar ao lado delas, assistindo a cenas em que afirmam morrer pelo outro, vendo como muitos se isolam ao iniciar um namoro, esquecem-se do mundo, acreditam que poderão viver somente do "amor" que um tem pelo outro e que viverão felizes para sempre. Muitos são iludidos de que realmente poderão se casar, formar família, trabalharem, serem ricos e viverem felizes para sempre. Conheço quem já abdicou de estudos, de sonhos e desejos profissionais ou não, para seguir com algum romance, será que vale a pena? Isso tudo que eu já disse e continuo a dizer e a me perguntar é relativo, afinal, cada um tem seus anseios, seus objetivos, sua vida, seu jeito de ser e agir, mas o que eu me pergunto mesmo é se no futuro quando tudo der uma reviravolta essa pessoa não vai sofrer damasiadamente, se arrepender dos feitos no ímpeto das ilusões, e o pior, arrumar alguém em quem despejar toda essa carga de culpa. Como disse, é relativo, porém, pode acontecer.

Continuo com a ideia de que não custa pensar muito mais que duas vezes antes de tomar algumas decisões. Deixar-se levar pelas ilusões pode não ser uma boa escolha. Por mais que você esteja se sentindo realizado, por mais que esse tipo de atitude nos dê uma certa liberdade, enfim, por mais que tudo diga para você segui-la, sempre terá a realidade ao seu lado, para você enfrentar, para você acordar todos os dias cheio de obrigações a cumprir. E então, duas coisas podem acontecer: a ilusão ter te levado a um caminho "certo" e relativamente fácil ou a um caminho complicado, repleto de tribulações...

Como já devem ter percebido não tenho paciência para assistir novelas. Na verdade, eu fico é muito indignada de que elas existam dessa maneira. Tá que não passa de novela, a maioria das histórias são fictícias, mas o problema está na publicidade em torno disso tudo. Os autores, atores e etc afirmando que isso tudo é real, que a novela se aproxima da vida das pessoas. Será que eles não se dão conta de que estão iludindo cidadãos humildes? Afinal, é tão fácil ir do Brasil para a Itália ou vice-versa, não é mesmo? Ou então, quem sabe um empregado se apaixona pela patroa e toda a sociedade acha a história linda, sem preconceitos, apoiam e os dois vivem sempre felizes. Melhor seria quando, nessa altura do campeonato, as pessoas ainda se submetem às chantagens da outra por medo, para salvar um "amor enterno". Posso estar sendo absurdamente crítica, pegando pesado e acreditando que tudo seja uma grande mentira. Calma, eu sei que algumas histórias parecidas existem por aí, mas também sei que são poucas e geralmente muito antigas, hoje em dia é muito difícil histórias assim. O que me chateia mesmo são as ilusões que deixam na vida das pessoas, ao contrário do que dizem, não são esperanças, são ilusões mesmo, ou melhor, falsas esperanças. Daquelas que nem se esforçando e lutando muito durante a vida inteira conseguirá alcançar. Sem contar todo o dinheiro que está por trás disso, aquelas propagandas "subliminares" que levam as pessoas a consumir sem nem mesmo olhar nas condições financeiras que possui e no fim do mês se "estrepam".

Também fico indignada com os nossos políticos. Analisando melhor acho até que a minha maior ilusão é "mudar - ou salvar - o mundo". Por que ir nas comunidades pobres, afirmar que vão tirá-los de lá, que a vida deles vai melhorar muito, que terão isso, isso e aquilo outro, se está bem esclarecido na cabeça deles que não vão cumprir? Por que maltratar essas pessoas humildes, que não tem condições de enxergar a realidade com clareza? Por que usar da obscuridade que cerca a mente desses coitados para subir na vida, enriquecer, aparecer, angariar votos? A máxima é verdadeira: "desgraça alheia é colírio aos olhos dos outros".

Um dos maiores erros que alguém está apto a cometer é iludir outra pessoa. Eu evito bastante - o que para mim não é tarefa muito difícil, rs - dar falsas esperanças a alguém, afinal, "é melhor uma verdade dolorosa do que uma doce ilusão". Às vezes penso como irei me comportar como médica, sendo desse jeito, ai vejo o quanto eu sei me relacionar com as pessoas, e entendi que tudo tem seu tempo, seu preparo, e que com cada pessoa agimos de um jeito. As relações humanas são móveis, com cada um você deve ter um jeito de agir, de levar a relação, se não, a convivência em sociedade fica complicada ao extremo.

Enfim, doces ilusões são bem-vindas desde que por um momento, por boas causas, bons motivos e que seja realmente necessário. Caso contrário, é melhor não. O que depende de cada relação e cada pessoa. O mais certo é a gente aprender a conviver, adquirir experiências no dia-a-dia para saber como agir diante de encruzilhadas, como agir com cada pessoa a nossa volta. Só não podemos deixar que as ilusões nos mova sempre. Não podemos deixar que ela tome conta da nossa vida. Não podemos deixar que ela influencie todas as nossas atitudes no "mundo real". E também não podemos só nos iludir, na verdade, ninguém tem o direito de iludir alguém. Não podemos alimentá-la demasiadamente. Não podemos confundir sonhos, fantasias e ilusões, tudo tem a hora e o lugar certo de entrar em ação!

Gostaria de esclarecer que todos estão em constante mudança, portanto, essas ideias aqui postadas hoje, poderão, num futuro serem completamente diferentes, principalmente no que diz respeito às relações amorosas, etc...Digo isso pois vai que posteriormente eu me "contradiga" por aqui, né?! rs Ah! E fiquem tranquilos porque eu tenho surtos de romantismo, e às vezes, assisto novelas - pena que eu não acredite em nada, isso não muda mesmo! rs, assisto regularmente filmes românticos, choro, como qualquer outra pessoa normal, não sou tão "grossa" quanto pareceu aqui, rs. Também me delicio com poemas e textos românticos...fiquem tranquilos quanto a isso, aprecio bons trabalhos, boas artes, bons poemas e textos!

6 comentários:

  1. engraçado Leticia como as pessoas sempre quererm que vivamos conforme as tradições sociais. Dificil aceitarem talvez que uma mulher não tenha vocação pra ser mãe...se isso fosse um assunto discutido e aceito, muitas crianças não estariam por aí abandonadas ou maltratadas num lar conturbado.

    Apóio as suas idéias e ideais...

    Agradeço muito suas palavras carinhosas no meu blog...o apoio e a certeza de te-la sempre por la.

    beijo gde e ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, "triste realidade a nossa". Mas, com o tempo a gente se acostuma, acontece que eu tenho tantos planos e sonhos, que se for pra eu casar e ter filhos só vai sobrar pra depois dos 30, o que já não é novidade para a "mulher moderna", né?! rs
    E concordo com você, se esse assunto fosse mais difundido não haveria tantas famílias mal estruturadas mundo afora!
    Obrigada pela atenção e carinho!
    E eu adooro seu blog, estou sempre passando por lá, mesmo que não comente, sempre leio!
    Aqui você será sempre bem vindo!
    Beeijinho,
    Letícia *-*

    ResponderExcluir
  3. Exageradamente realista! Esse é o termo que perfeitamente te define...rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Sabia que você ia comentar algo do tipo, do meu realismo e super sinceridade, não adianta mesmo, né, não mudo! kkk Ainda bem que você lembrou e se viu no que eu escrevi...falei exatamente da sua Maya e do seu Levi, Saudade gigante de você! *-*

    ResponderExcluir
  5. No final, você corroborou algo que sempre falo: para criticar, é preciso conhecer.

    Mas, não creio que a situação seja muito grave, ao menos na primeira parte. Cada pessoa tem uma forma de amadurecimento. Em alguns acontece mais cedo (seu caso), e em outros, bem mais tarde. Você passou a dar mais valor ao emprego, ao futuro profissional e financeiro, e lá na frente, de posse de sua estabilidade, se preocupará com o restante. Outras pessoas são mais passionais, e não sabem agir independentemente, precisando se apoiar em outras pessoas. Plenamente normal ou,então, cada coisa ao seu tempo. Mas, lembre de que não mandamos no coração.

    Quanto às novela, moramos numa sociedade capitalista. A ordem é vender. E discordo quando você fala em vender subliminarmente. O que é feito, é o mais deslavado merchandising mesmo, propaganda aberta e pura, na cara dura. Por vezes, até acho interessante a reação das pessoas diante de uma novela. Chega a ser quase uma lavagem cerebral.

    Políticos? O comentário já tá longo, mas, posso te dizer que fazem tudo o que você citou, por safadeza mesmo.

    Para encerrar, não acho complicado conversar contigo. É só um pouco difícil argumentar... rsrs.

    Adorei a crônica, Letícia. Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir
  6. Oi, vi teu perfil no HTP, vc tem o mesmo nome de uma amiga minha e esses dias fiz uma pesquisa de quais amigos tem perfumes com seus nomes e descobri que vários, inclusive minha amiga Letícia também tem (lindinho). Fiz um post no meu blog www.deniseestachamando.com Tô vendo agora como faço para comprar para presentear com ess mimo, pois amei quando comprei um perfume com meu nome.
    bjs
    Denise

    ResponderExcluir

Então, o quê você me diz?