sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

De tema livre à instituição familiar...

Consequência de uma pausa...

Consegui, felizmente, tirar uma horinha de pausa hoje. Aproveitei para ler, assistir um pouco de TV e também entrar na internet. Entrei no blog, fiquei um tempo olhando e me surgiu uma vontade de escrever. Para hoje não estava prescrito publicar algo, mas, sabe quando surgem aquelas vontades que, se podem ser realizadas, não custa nada?! Está sendo assim. Estou com vontade de escrever e vou escrevendo, simplesmente sem ter nem quê nem por quê, só quero escrever...(Na verdade, deve ser porque hoje tive 2 aulas de redação, algo inesperado, pois geralmente as escolas só tem no cronograma 1 aula de redação por semana! - Inesperado e inspirador.)

Ações, vontades, desejos inexplicáveis ocorrem conosco a todo momento. O que devemos fazer então é apenas nos controlar e saber lidar com as maiores adversidades que a vida nos prega cotidianamente. Uma chuva inesperada e pronto, você praticamente toma um banho, só faltou o sabonete pra ser completo, não é mesmo?! Mas, o fato é que ninguém acha "legal" ser pego de surpresa por uma chuva, pelo contrário, o estresse aumenta. Muitas surpresas não são bem vindas ou então não são bem aproveitadas. E a vida nada mais é que bombardeios de surpresas em nossa direção a todo instante. Principalmente agora, no século XXI, que a mídia e os recursos da internet estão cada vez mais rápidos, disseminando qualquer notícia em poucos segundos.

Essa semana estava jantando e assistindo TV (atitude nada saudável, inclusive que minha mãe, nutricionista, condena, mas, como reza o ditado: "santo de casa não faz milagre" ou, "casa de ferreiro espeto de pau", na verdade, é basicamente nas horas das refeições que eu aproveito para assistir TV e jornais e me atualizar um pouco mais, o resto do tempo, os estudos me consomem, rs) quando me deparo com o video da ex-modelo Cristina Mortágua e seu filho na delegacia causando o maior escândalo. Lembro-me bem quando ela causou o maior rebuliço ao divulgar um video considerado por mim um tanto "caliente" no qual fazia "par" com seu filho menor de idade. Agora, vejo-os em plena briga dentro de uma delegacia. Desse modo, pergunto-me: o que realmente é família? Qual o verdadeiro conceito de "família moderna"? Como os pais devem educar seus filhos?

Image by Google

Com certeza a resposta para a última pergunta não existe. Não podemos nos direcionar à Mortágua e simplesmente dizer que está errada, que não sabe educar o filho e cuidar da família e dar "receitas" para que tudo melhore. Ela tem uma personalidade, o filho dela tem outra e assim por diante, pois cada um é cada um. Entretanto, devemos sim saber como lidar com as pessoas, devemos sim ensinar o que é considero certo e errado, devemos sim compartilhar o amor, o carinho, o respeito, devemos sim mostrar o que é uma família, devemos sim ter pudor e respeitar a privacidade, devemos sim nos preservar mais, devemos sim procurar tratamento e ajuda quando estamos "doentes". Acho que educar é uma das tarefas mais difíceis existentes, uma responsabilidade enorme com inúmeras consequências, não só para a família em si, mas para a sociedade em geral. A partir desse acontecimento entre a ex-modelo e o filho percebemos o quanto está defasado o sentido de "família" e tudo o que está envolto. Sem contar que essa questão é tratada por mídias de "fofoca" quando deveria ser analisada por psicólogos, psiquiatras, sociólogos e etc, e ainda fazem sensacionalismo, degradam bastante a imagem da "celebridade" e no fim da "reportagem" fazem "cara de gente séria" inconformada com a situação. Compaixão? Solidariedade? Apoio? Ajuda? Esse tipo de programa não sabe o que é isso.

E quanto ao significado de "família moderna", termo enormemente citado? Nenhum preconceito para com casais homossexuais, para com pais separados, para com famílias que não as consideradas "tradicionais". Apenas gostaria que o conceito de família fosse levado mais a sério, que os pais respeitassem os filhos e os filhos respeitassem os pais, que houvesse realmente amor, compreensão, diálogo, convivência. Ninguém é feliz só com dinheiro recebido de pensão ou não. É feliz quem tem amor ao redor, quem tem presença e convivência familiar, quem tem alguém para apoiar, criticar, orientar e fazer de tudo para que sempre melhore, progrida. Lógico, dinheiro é imprescindível, mas também não é único e sozinho não basta. Em todas essas "intrigas" familiares pouco se vê a opinião e a interferência do pai do garoto, o ex-jogador Edmundo. Acredito que deviam existir mais escolas para ajudar os pais despreparados, já que a vida não é o bastante para ensinar e sozinhos também não são capazes de compreender os erros e acertos para saber educar os filhos e formar uma família de verdade.

Violência, drogas, excessos, vícios, descontrole, doenças mentais. Tudo isso tem ligação direta com a questão familiar. Família é um dos alicerces da sociedade e quando está frágil, decadente, abala toda a estrutura social. Apenas é lamentável que com o passar do tempo, com o desenvolvimento, as mudanças ocorridas na sociedade tenham interferido no conceito e na experiência de família. Hoje em dia muitas crianças não sabem o que é isso, muitos adultos não tiveram essa chance e ainda terão muitas pessoas que crescerão sem saber.

Bom, iniciei com vontade de escrever e escrevi. Confesso que minha vontade era escrever uma coisa mais leve, pois era o que eu estava sentindo. No entanto, ao ler algumas reportagens e lembrar-me desse fato "familiar" não resisti e opinei. Só quero deixar claro que não sou estudiosa e não tenho carga experimental e técnica para falar desse assunto, apenas expressei-me. E, ainda, não estou falando exclusivamente dessa família, simplesmente peguei-a como exemplo para citar o que ocorre em muitas outras famílias mundo afora. E outra, quem sou eu para sair falando da vida dos outros com desdém, superioridade? Confirmo, não quero ofender ninguém.

Ah! Indico duas leituras hoje: Escândalos da "vida real" fazem dura concorrência ao BBB , texto escrito e postado por Mauricio Stycer.
Compre bastante, coma muito. Mas seja magro texto escrito e postado por Leonardo Sakamoto. Até gostaria de afirmar para que priorize esse texto do Sakamoto caso seu tempo seja curto. Sobre esse assunto falarei outro momento - de preferência num momento em que não esteje comendo muito, como agora!

Termino aqui, matei minha vontade de escrever e ainda falei sobre um assunto impertinente e um tanto polêmico que gera muitos debates.
Um bom final de semana a todos, agora voltarei aos estudos - vestibular no meio e no fim do ano, e ainda prova no cursinho amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então, o quê você me diz?