domingo, 20 de fevereiro de 2011

Foto 3x4

Fica quieto, olhe pra mim, da um sorrizinho tímido, não, não, fica sério, postura ereta, endireita a cabeça...isso é o que acontece quando alguém vai tirar a temida foto 3x4. Incrível como esses fotos ficam horríveis! Talvez seja porque mostram sua verdadeira face, sem "photoshops" ou maquiagem exagerada, no máximo eles fazem uma "limpeza" pra foto ficar mais clara. O fato é que até hoje não conheço uma pessoa que disse: "Nossa, minha foto 3x4 é linda!", o que eu mais ouço é: "Não, não olhe minha identidade, nem minha carteira de motorista, não, não olha minha foto 3x4, eu estou horrível nela!".

By Google


Na época em que seus amigos e você estão tirando CNH, ou, fazendo carterinha de estudante (na tentativa de ganhar aquele desconto no cinema e nas festas ou mesmo pra ficar guardada sendo usada ocasionalmente, como no meu caso, que raramente a uso, rs), um comportamento normal é todos ficarem escondendo as fotinhas, dobrando o papel onde ela está pra ninguém ver. No entanto, sempre alguém consegue pegar a foto do outro e "curtir", espalhar pra sala inteira ver, ou então aparece alguém e simplesmente pede para ver. Na real, não sei por quê alguém quer olhar foto 3x4 se encontra a pessoa todos os dias! Mas tudo bem, faz parte da natureza do ser humano, quer ver e saber de tudo, e enxerga até mesmo com as mãos. Aquela velha história de criança: "Deixa eu ver?", "Veja", "Não, quero ver aqui, na minha mão!". Ou aquele boato de que é só vendo para crer. Então, você não imagina que eu esteja feia na foto, mesmo eu sendo feia na vida real?

By Google


Mudando o rumo da "conversa"...eu sou uma grande admiradora do mundo fotográfico. Inclusive, está nos meus planos, escrito naquela listinha cujo título é: "Depois que eu passar no vestibular vou...", fazer um curso de fotografia, só de "hobby" mesmo. Sou simplesmente apaixonada por esse mundo fantástico! Adoro ficar olhando fotos antigas, fotos novas, fotos onde tem um monte de gente que eu conheço ou que tem um monte de gente desconhecida, fotos em preto e branco, fotos super coloridas, fotos com photoshop, fotos naturais, fotos sérias, fotos engraçadas, fotos de família, fotos de amigos, enfim, qualquer foto é de se admirar, possui um brilho natural.

A foto é realmente algo marcante na vida de todos. Minha vó ainda tem aqueles quadradinhos antigos, que você tem que aproximar de um olho e focar através da lente pra enxergar a fotinha pequenina lá no fundo. Na minha casa também tem daquelas máquinas grandes e pesadas (se comparadas às de hoje em dia) que a cada "click" você tem que girar o botãozinho e esperar "carregar" pra poder tirar a próxima foto. A fotografia marca épocas diferentes, apronta bastante no fotojornalismo, no mundo das celebridades e faz parte do cotidiano da grande maioria da população mundial. O que seriam dos casamentos e das formaturas sem o álbum de fotos, das comemorações de empresas (para motivação dos funcionários), das festas de arromba, das celebridades ou pseudo celebridades, da paisagem natural, dos sites de relacionamento, enfim, o que seria de nós sem a foto?

Logo que lançaram as máquinas digitais e elas ficaram mais acessíveis, todos lá em casa relutavam em comprar uma, a justificativa? "Ah, todos que a gente conhece que tem nunca imprimem as fotos, ficam só no computador, também perde a graça, dá sempre para apagar e tirar outra 'melhor', etc..." Passou um tempinho e compramos, vimos que realmente não dá para fugir da tecnologia. E, realmente, tem mais fotos no computador do que impressas. Não é por falta de vontade, e sim por falta de tempo, de dinheiro (porque vai acumulando, acumulando, acumulando e quando você percebe tem umas 800 fotos!), por esquecimento e por fim, por preguiça. Sim, preguiça de separar as que "prestaram", de gravar no "pen-drive", de ir até um local "só para isso" e por aí vai. De qualquer forma, tenho uma certeza, existe muita diferença entre você olhar uma foto pelo computador e a foto impressa, segura nas suas mãos.

By Google


Não tem preço você poder gravar aquele, sim, aquele momento e depois poder olhar, admirar, lembrar e se emocionar. Acredito que muitas vezes a fotografia impressiona mais que o video. Sem contar que ninguém diz: "Deixa eu ver o video do seu casamento? Deixa eu assistir ao video da sua formatura?", mas todos querem ver o álbum, as fotografias. Deve ser porque a fotografia parece mais próxima, justamente por ser palpável e, biologicamente falando, por termos tatos aguçados nas pontas dos dedos, visto que, de certa forma, o tato influencia bastante nas lembranças dos "melhores" ou "piores" momentos da vida de alguém. Os videos ficam nas estantes, como artigos de decoração, e as fotografias ficam guardadas no quarto, nas gavetas, na intimidade das pessoas, e sempre que bate um momento "nostálgico" nada melhor do que ir desenterrar aquelas fotos guardadas a sete chaves na caixinha dentro de uma outra gaveta.

Enfim, as fotos são marcantes na vida de todos. Tá que da foto 3x4 poucos gostam, mas ela também é marcante, tenho uma na minha carteira de quando eu tinha uns 4 aninhos, essa sim, é uma foto 3x4 linda, que não só eu acho fofa, mas todos que já viram, ah, e desculpa a modéstia! Bom, o quero dizer é que as fotos estão aí para serem admiradas, para impressionar, para serem impressas, para serem compartilhadas, para marcarem os melhores momentos, para virarem notícia, elas já fazem parte das nossas vidas. Não servem só para ficarem expostas num site de relacionamento, e também não servem aquelas fotos inteiramente modificadas, artificiais, o bonito é o que é natural. Assim como as pessoas mais bonitas são aquelas simples, humildes, naturais nos gestos e no jeito de ser. Deixem que as fotos marquem suas vidas, não importando se ficaram feias, engraçadas, lindas, sérias...

By Google

4 comentários:

  1. Oi Letícia! Que legal, seu texto! Me fez lembrar as fotos da minha avó também, iguais às que você citou. Tenho vontade de fazer um curso de fotografia como hobby também, mas ainda não encontrei tempo... E nem me fala de foto 3x4... rs!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila! Seja bem vinda! :)
    Ah, obrigada!
    Sim, fotografia é uma arte belíssima, que todos deveriam admirar, assim como nós, né?!
    Mas não vamos desistir não, logo, logo, conseguiremos realizar mais esse sonho do curso! ;)
    Beijinho, *-*

    ResponderExcluir
  3. Hello Letícia

    Very nice picture of these butterfly and you have a interesting blog.

    Greetings from Hollanda, Joop

    ResponderExcluir
  4. Hi Joop!
    Welcome to "Pausadamente"!
    Thanks for your compliments!
    Feel free to come back whenever you want, okay?!
    Greetings from Brazil! ;*

    ResponderExcluir

Então, o quê você me diz?