terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Então, leia (-se)

Consequência de uma pausa...

Não uma pausa qualquer, mas sim para ler, apreciar, admirar, fartar-me de letras, ideias, pensamentos e também relaxar. Tudo isso ao melhor modo dos blogs amigos que encontro mundo afora.

Hoje (re)descobri o quanto é bonito e apreciável ser simples. E não pense que basta ser simples no jeito de ser ou em um momento ou outro, é preciso ser simples diariamente, a todo momento, em todas as suas atitudes. Como já disse por aí , a simplicidade está nos olhos de quem vê, nos ouvidos de quem ouve, no coração e na alma de quem quer sentir...e além do mais, é capaz de abrir muitos caminhos e desvendar muitas verdades! Ser simples é ser simples e ponto final. A simplicidade não se "aprende" de uma hora para a outra, ela vem com o tempo, com a criação, com a convivência, com os aprendizados do dia-a-dia e assim também deve ser usada, e, mais apreciada por quem a vê nos outros.

Depois de uma super aula de gramática pela manhã, também li e interpretei gramática na poesia, fascinante, não? Aqui eu percebi o quanto a gramática está impregnada na nossa vida, os tempos verbais que o digam! "Que seja eterno enquanto dure" ou que caminhemos sempre, guardando as lembranças do que foi vivido, experimentando o presente e esperando pelo futuro, conjugando a vida da melhor forma possível.

Por falar nisso...o que é feito daqueles pertences antigos guardados numa caixinha dentro de uma gaveta no fundo do guarda-roupa? Todo mundo tem um pouco de Zé das Tralhas , isso é fato. Tem aquela foto especial, aquele cobertor preferido da infância, o primeiro uniforme, o primeiro sapatinho, aquele recadinho que aquela pessoa importante deixou pra você um dia, aquela revistinha de HQ antiga que você adorava e se divertia a bessa. Enfim, com o tempo só vamos acumulando o que guardar, e então vamos guardando, guardando, guardando e, quando nos damos conta, a casa está repleta de "quinquilharias" espalhadas. Mas quantas dessas quinquilharias você olha e pensa: "ah, vou guardar de novo, é tão especial pra mim!", raras são as que dizemos: "aonde eu estava com a cabeça quando guardei isso aqui?!". Porque de fato, o passado é sempre muito importante para todos nós. Ele nos acompanha pelo presente e pelo futuro, é como dizem, não há presente sem passado, nem futuro sem presente e passado!

Depois de terminar o último parágrafo com uma frase um tanto quanto "pseudo intelectual", por que não rir um pouco de algumas histórias que contam por aí ? Como sempre digo, educação é fundamental e sabermos nos comportar nos lugares é mais ainda, ou seja, viver em sociedade não é fácil, mas com um pouquinho de bom-senso, educação e sabedoria, vive-se bem! Quem nunca errou, ou, agiu mal? Entretanto, o importante depois que tudo passou é reconhecer o erro, se redimir e não voltar a cometer o mesmo erro. Isso também não é fácil, mas pode ser feito, vamos treinando, ok?! E para que fique claro, ninguém é superior a ninguém, todos são iguais, seja perante as leis que regem a sociedade (tá, é utópico, mas deveria), seja perante as leis que regem a religião. Eu posso ser melhor que você em alguma coisa, mas você é melhor que eu em outra, e assim, ficamos quites. Como uma continha de 1+1, e é assim que também devemos agir, somando uns para as vidas dos outros e acrescentando tudo no mundo, para que possamos sempre aprender mais e mais e tornarmo-nos mais iguais ainda.

Ah! Falando em igualdade, também surgiu a questão preconceituosa . Sim, por mais que já tenhamos evoluído e amadurecido os "pré-conceitos" se perpetuam e disseminam facilmente. Como disse anteriormente, ninguém é superior a ninguém, apenas devemos aprender a matemática da vida, essa é a conta ou teoria matemática mais fácil de todas e que, com certeza, trará mais benefícios.

E tudo isso nos remete à Educação e Gentileza do ser humano para com o ser humano. Será que é tão difícil assim sermos educados e gentis? Por que não nos esforçarmos um pouco mais para sermos melhores a cada dia? Sermos simples, educados, gentis e etc, é questão de sabermos no relacionar, nos comportar em sociedade e com a natureza. Sim, é difícil, muito difícil, seguir a "moral e os bons costumes" 24h durante 365 (ou 366) dias, no entanto, podemos nos aperfeiçoar e aprender a contornar os obstáculos que nos são impostos. Tudo não passa de "saber viver" (e eu sei que é absurdamente complicado tudo isso!).

Querem mais? Que tal falarmos um pouco de Clarice Lispector, a "nova queridinha das redes sociais"? Nunca Clarice (ou não) foi tão divulgada! E hoje ainda a li em dobro! Muitos nem chegam perto de compreender todo o sentido que está por trás dos escritos da célebre "ucraniana-brasileira", e mesmo assim, divulgam-na e mostram o quanto são "pseudo-intelectuais" (lógico, não generalizo!). No orkut de cada 10 perfis que alguém visita cerca de 6 tem alguma frase de Clarice no "Quem Sou Eu". E eu me incluo nessa "pseudo-pesquisa", afinal, sou uma grande fã e admiradora, e estou ciente do que muitas daquelas palavras dizem, já li Laços de Família (2 vezes por sinal), a complexa obra A Hora da Estrela, já assisti à peça Simplesmente Eu - Clarice Lispector (com Beth Goulart) e "coisas" espalhadas por aí, e sei também que isso não é suficiente, porque Clarice para mim, está além de qualquer mero entendimento que possamos tirar de uma simples leitura cotidiana ou preparatória para vestibular. Porém, não deve ser, em momento algum, deixada de lado, deixada de ser apreciada e de alcançar a todos, porque qualquer leitura é sempre bem vinda, desde que façamos bom uso da mesma.

Bom, depois disso tudo, pode-se concluir que toda leitura nos acresceta. Como deu para perceber, uma leitura leva à outra, que por sua vez nos remete à outra e assim vai tudo se encaixando num ciclo sem fim. Poderia ficar aqui e ainda escrever de outros tantos blogs que li hoje, mas com esse sedentarismo corro o risco de ficar Obesa , o que minha concepção de vida não permite de forma alguma (nem minha mãe nutricionista!). Tudo se funde numa total Sinestesia , que deve ser apreciada e admirada sempre que pudermos, assim como as Nuvens e as simples ideias infantis , pois, com certeza, temos muito o que aprender com as crianças!

Fica aqui meu carinho, meu abraço e beijo para todos os leitores, e, a dica para que apreciem os blogs aqui citados indiretamente através dos links e dos assuntos, vale muito a pena fazer parter e curtir essa sinestesia cultural. Para os que não foram citados, não se preocupem, terá uma próxima vez e provavelmente não os visitei por falta de tempo!

3 comentários:

  1. Letícia, Parabéns pelo Texto e pela criatividade!
    *-*
    Abraços minha linda e tenha uma ótima Quarta!

    ResponderExcluir
  2. Letícia , que delícia ir lendo e seguindo os links sugeridos!
    Obrigada pela deferência e carinho.
    Uma excelenge forma de "mimar" os amigos, acarinhar e dar a dica pra fazermos novos contatos, novos amigos.
    Muito bom e criativa.
    deixo abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Laura!
    Obrigada pela visitinha! Aos poucos vou aprendendo a trabalhar minha criatividade...rs
    Beijinho!

    Aah Lis, obrigada você também!
    Você merece sempre ser indicada, adoro seu blog, suas fotos perfeitas! ^^
    É, nem sei de onde surgiu essa ideia, só comecei a escrever e fluiu naturalmente! Que bom que alguém aprovou!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Então, o quê você me diz?